Hungry Minds: projeto de educação nutricional incentiva hábitos saudáveis de alimentação nas escolas

O desafio é fazer com que a garotada deixe de lado os tentadores doces e frituras, 
por exemplo, e aposte em alimentos saudáveis e ricos em nutrientes

Como fazer as crianças escolherem refeições balanceadas? Como fazê-las substituir os doces e frituras por alimentos saudáveis? Estas são perguntas que quebram a cabeça de muitos pais e educadores. Para provar que alimentação saudável também se aprende na escola, a It’s Cool - marca especializada em administrar restaurantes de escolas particulares - criou o “Hungry Minds”, um programa de educação nutricional que incentiva a reeducação alimentar dos alunos. 

O projeto contempla dicas e informações importantes sobre alimentação, que complementam os conteúdos aprendidos em sala de aula, por meio de palestras e feiras que estimulam os alunos a fazerem escolhas saudáveis. Uma das atividades já realizadas nas escolas atendidas pela It’s Cool é a Feira da Pirâmide Alimentar, que leva às crianças uma pirâmide gigante com alimentos em feltro para que elas conheçam os benefícios de uma alimentação adequada, montando, a partir disso, um prato saudável. “Sabemos que é na prática que o conhecimento vem. O lúdico inspira melhores aprendizados. Queremos que estas crianças possam escolher alimentos mais saudáveis mesmo quando estiverem diante de escolhas não tão adequadas, principalmente quando não estão na escola. É por isso que nosso compromisso vai muito além de fornecer a alimentação destes alunos. Queremos, acima de tudo, promover o aprendizado para uma vida mais saudável”, explica Luis Felipe Gusso, diretor da marca, que faz cerca de 100 mil atendimentos mensais e conta com uma equipe de 170 colaboradores. 

IMG_0861.JPG

Outros dois modelos testados e que têm mostrado resultados satisfatórios são os “Jardins Sensoriais”, onde são apresentados temperos in natura para as crianças, buscando sua familiarização com seus aspectos, aromas e sabores, e a feira “Origem dos Alimentos”, que ensina a diferença entre os alimentos in natura e industrializados, além dos benefícios das escolhas corretas na alimentação.

A It’s Cool tem em sua cartela de clientes importantes escolas particulares do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, conta com um time de profissionais altamente qualificados para atender cada escola em sua particularidade. “Nosso time é formado por nutricionistas bilíngues, que adaptam as ações do projeto à realidade vivida pelos alunos, inclusive nas escolas internacionais, que recebem alunos do mundo. Queremos ser parceiros das escolas e dos pais para formar hábitos mais saudáveis entre as crianças”, finaliza o diretor da marca.