Alimentação Saudável x Guloseimas Juninas

O mês das gostosuras finalmente chegou e você pode sim aproveitar as guloseimas juninas sem sair da dieta! Mas nós precisamos fazer um acordo: nada de sair de casa com o estômago vazio. Ok?


Minha dica para vocês é que façam uma refeição leve antes de ir às festas, assim você terá menos fome e não vai cair na tentação do exagero. Em vez de comer 1 de cada, que tal pequenos pedaços de cada? Além disso, você também pode escolher os doces típico da época com ingredientes que fazem bem para nossa saúde:


    Batata doce: geralmente ela é servida assada e tem um índice glicêmico baixo, elevando lentamente a taxa de açúcar no sangue. É rica em vitamina C, betacaroteno e antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer. 

    Pinhão: é servido cozido ou assado. Muito rico em amido, oferece vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo. 

    Abóbora: é o ingrediente do doce que talvez seja o mais famosa da época. Possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. 

    Amendoim: fruta oleaginosa que oferece vitamina E. É um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante, pois é através dela que as vitaminas A, D, E e K são absorvidas. A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL). Pode ser consumido na paçoca e no pé-de-moleque, sempre em pequenas porções. 

    Milho: usado na preparação do bolo de milho, pamonha, milho cozido e pipoca. É fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (que auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas em equilíbrio). É rico também em vitamina A e C, potássio, ferro e fibras. 

    Gengibre: utilizado no quentão, ele tem ação anti-inflamatória e digestiva. Também tem ação termogênica, ou seja: aumenta o metabolismo energético. 

    Canela: é uma especiaria utilizada no arroz doce e também no quentão. Conta com substâncias antioxidantes, como as proantocianidinas, que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Tem ainda o cinamaldeído, um composto fenólico antimicrobiano que diminui a atividade de reações inflamatórias e alérgicas.


Além disso, as Festas Juninas também são ótimas oportunidades para encontrar os amigos, dançar quadrilha, participar de brincadeiras típicas, como o bingo, pescaria, pau-de-sebo, correio elegante e muitas outras. São maneiras divertidas de gastar energia e as calorias extras adquiridas nesta época!


Boa diversão e comam com moderação!