Alimentação nas férias

Com a chegada das férias escolares as crianças passam mais tempo em casa, ou fazendo passeios o que acaba mudando toda a sua rotina! Seja no horário de dormir, de acordar, mas principalmente mudam a rotina alimentar! O termo férias está associado, mesmo que inconscientemente, com o aumento do consumo de alimentos gordurosos e guloseimas. Portanto é importante ter um cuidado especial com a alimentação das crianças nas férias para não alterar o equilíbrio interno do organismo!!


Tem algumas dicas para que as crianças mantenham uma alimentação equilibrada mesmo nas férias!!

1 - NÃO PULE NENHUMA REFEIÇÃO E MANTENHA OS HORÁRIOS! ISSO MANTÉM O RELÓGIO BIOLÓGICO AJUSTADO

No colégio a criança está acostumado a se alimentar sempre nos mesmos horários e fazer os lanches intermediários no meio da manhã e no meio da tarde. Procure manter esta rotina, oferecendo pelo menos 5 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Assim você evita que seu filho belisque guloseimas nos intervalos.

2 - OFEREÇA FRUTAS OU VEGETAIS EM TODAS AS REFEIÇÕES

As frutas e vegetais são fontes de vitaminas e minerais, que são importantes para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, e fibras ajudam o funcionamento do intestino, reduzem a absorção de gorduras e mantém a curva glicêmica estabilizada. Nas refeições principais, como almoço e jantar oferte os vegetais de diferentes maneiras, alternando as formas de preparação, textura e apresentação. No café da manhã e lanches aposte nas frutas!! Vale lembrar que pode ser salada de frutas, a fruta inteira, picadinha, um suco natural, picolé de frutas caseiro, etc. Essas horas vale usar a criatividade para incentivar uma alimentação mais saudável!


3 - GULOSEIMAS E LANCHES NÃO PODE?

Pode sim! O que não pode é consumir esses produtos com frequência e em grande quantidade!
Portanto limite o consumo de guloseimas e lanches para uma vez na semana e também o tamanho da porção, e prefira ainda assim as opções mais saudáveis, como as sobremesas a base de frutas, lanches assados ao invés dos fritos, e evite ao máximo os produtos industrializados!

4 - PLANEJE OS LANCHES FORA DE CASA!

Quando o passeio for fora, planeje com antecedência o lanche do seu filho, seja uma lancheira com opções gostosas e saudáveis, ou então uma relação dos locais próximos onde poderão se alimentar, e cuide com o horário!!

5 - HIDRATAR TAMBÉM É PRECISO.

As crianças, assim como alguns adultos, nem sempre gostam de tomar água, portanto não espere que seu filho peça água! Como brincam e correm o dia todo, precisam repor o liquido perdido para manter o corpo hidratado, deixe disponível durante o dia e ofereça água a seu filho sempre que possível!