Colégio Internacional Everest (RJ) começa ano letivo com novidades: cardápios balanceados e comunicação bilíngue em novo conceito de restaurante

Everest é a terceira escola no Rio de Janeiro a adquirir para os alunos o estilo personalizado da marca paranaense “It’s Cool”

Para os alunos do Colégio Internacional Everest (RJ) a volta às aulas foi mais divertida do que eles imaginavam. Até mesmo para os colaboradores das duas unidades localizadas na Barra da Tijuca o início do ano letivo teve um gostinho diferente. Isso porque o colégio abriu as portas para 2019 com uma nova parceria para atendimento dos lanches e refeições servidos diariamente no seu restaurante.

A partir de agora a responsabilidade da alimentação fica por conta da It’s Cool - marca paranaense com mais de 10 anos de experiência no mercado de refeições coletivas, totalmente focada no atendimento a escolas particulares. De acordo com Celia Ruzyk, coordenadora operacional da It’s Cool, a preparação dos lanches e refeições dos alunos é feita de forma balanceada, com cardápios que atendem às necessidades nutricionais e também o paladar do público. “Sabemos que a alimentação balanceada é o segredo para uma criança feliz, saudável e bem desenvolvida. Todos nós, quando estamos bem alimentados, ficamos mais dispostos, não é mesmo? Essa é nossa maior preocupação: transformar as refeições que servimos diariamente em aliadas para o estudo e rendimento das crianças em sala de aula”, diz.

Para ser “Cool”, as duas unidades do colégio passaram por reformas e transformações. Tudo foi pensado para que o momento das refeições pudesse ser o mais agradável e divertido. A comunicação visual do restaurante agora traz uma linguagem que conversa com o público: é divertida e colorida, em português e inglês, trazendo ainda mais forças para o conceito bilíngue do colégio. Além do visual, o layout do restaurante também foi projetado para despertar a autonomia dos alunos, com mesas e balcões em tamanho adaptado.

“Além de toda questão de Educação Nutricional, de incentivar diariamente o consumo de alimentos saudáveis, buscamos despertar nos alunos o senso de autonomia. O balcão adaptado ao tamanho deles permite que as crianças se sirvam sozinhas e que enxerguem os alimentos que colocam no prato. Isso faz com que a relação com o alimento seja muito melhor e de maior proximidade”, completou Célia.

Na unidade que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a It’s Cool também instalou uma lanchonete, na qual é priorizada a venda de alimentos saudáveis como sanduíches naturais, salgados assados, frutas e sucos naturais. “A ideia é que eles saibam escolher o que é melhor para a saúde deles. Sabemos o quanto é desafiador que a criançada prefira alimentos saudáveis, mas essa é a nossa missão”, conta a coordenadora da marca.

E, por falar nisso, outra inovação é o cartão “NO CASH”, que funciona como um cartão pré-pago e proporciona maior segurança e controle para os pais das crianças. O objetivo é automatizar o processo de atendimento dos alunos na cantina e restaurante, gerando maior conforto e agilidade na hora da compra dos alimentos. A recarga do cartão NO CASH pode ser realizada pelos responsáveis por meio do site da It’s Cool.

Hungry Minds: projeto de educação nutricional incentiva hábitos saudáveis de alimentação nas escolas

O desafio é fazer com que a garotada deixe de lado os tentadores doces e frituras, 
por exemplo, e aposte em alimentos saudáveis e ricos em nutrientes

Como fazer as crianças escolherem refeições balanceadas? Como fazê-las substituir os doces e frituras por alimentos saudáveis? Estas são perguntas que quebram a cabeça de muitos pais e educadores. Para provar que alimentação saudável também se aprende na escola, a It’s Cool - marca especializada em administrar restaurantes de escolas particulares - criou o “Hungry Minds”, um programa de educação nutricional que incentiva a reeducação alimentar dos alunos. 

O projeto contempla dicas e informações importantes sobre alimentação, que complementam os conteúdos aprendidos em sala de aula, por meio de palestras e feiras que estimulam os alunos a fazerem escolhas saudáveis. Uma das atividades já realizadas nas escolas atendidas pela It’s Cool é a Feira da Pirâmide Alimentar, que leva às crianças uma pirâmide gigante com alimentos em feltro para que elas conheçam os benefícios de uma alimentação adequada, montando, a partir disso, um prato saudável. “Sabemos que é na prática que o conhecimento vem. O lúdico inspira melhores aprendizados. Queremos que estas crianças possam escolher alimentos mais saudáveis mesmo quando estiverem diante de escolhas não tão adequadas, principalmente quando não estão na escola. É por isso que nosso compromisso vai muito além de fornecer a alimentação destes alunos. Queremos, acima de tudo, promover o aprendizado para uma vida mais saudável”, explica Luis Felipe Gusso, diretor da marca, que faz cerca de 100 mil atendimentos mensais e conta com uma equipe de 170 colaboradores. 

IMG_0861.JPG

Outros dois modelos testados e que têm mostrado resultados satisfatórios são os “Jardins Sensoriais”, onde são apresentados temperos in natura para as crianças, buscando sua familiarização com seus aspectos, aromas e sabores, e a feira “Origem dos Alimentos”, que ensina a diferença entre os alimentos in natura e industrializados, além dos benefícios das escolhas corretas na alimentação.

A It’s Cool tem em sua cartela de clientes importantes escolas particulares do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, conta com um time de profissionais altamente qualificados para atender cada escola em sua particularidade. “Nosso time é formado por nutricionistas bilíngues, que adaptam as ações do projeto à realidade vivida pelos alunos, inclusive nas escolas internacionais, que recebem alunos do mundo. Queremos ser parceiros das escolas e dos pais para formar hábitos mais saudáveis entre as crianças”, finaliza o diretor da marca.
 

Alimentação Saudável x Guloseimas Juninas

O mês das gostosuras finalmente chegou e você pode sim aproveitar as guloseimas juninas sem sair da dieta! Mas nós precisamos fazer um acordo: nada de sair de casa com o estômago vazio. Ok?


Minha dica para vocês é que façam uma refeição leve antes de ir às festas, assim você terá menos fome e não vai cair na tentação do exagero. Em vez de comer 1 de cada, que tal pequenos pedaços de cada? Além disso, você também pode escolher os doces típico da época com ingredientes que fazem bem para nossa saúde:


    Batata doce: geralmente ela é servida assada e tem um índice glicêmico baixo, elevando lentamente a taxa de açúcar no sangue. É rica em vitamina C, betacaroteno e antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer. 

    Pinhão: é servido cozido ou assado. Muito rico em amido, oferece vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo. 

    Abóbora: é o ingrediente do doce que talvez seja o mais famosa da época. Possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. 

    Amendoim: fruta oleaginosa que oferece vitamina E. É um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante, pois é através dela que as vitaminas A, D, E e K são absorvidas. A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL). Pode ser consumido na paçoca e no pé-de-moleque, sempre em pequenas porções. 

    Milho: usado na preparação do bolo de milho, pamonha, milho cozido e pipoca. É fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (que auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas em equilíbrio). É rico também em vitamina A e C, potássio, ferro e fibras. 

    Gengibre: utilizado no quentão, ele tem ação anti-inflamatória e digestiva. Também tem ação termogênica, ou seja: aumenta o metabolismo energético. 

    Canela: é uma especiaria utilizada no arroz doce e também no quentão. Conta com substâncias antioxidantes, como as proantocianidinas, que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Tem ainda o cinamaldeído, um composto fenólico antimicrobiano que diminui a atividade de reações inflamatórias e alérgicas.


Além disso, as Festas Juninas também são ótimas oportunidades para encontrar os amigos, dançar quadrilha, participar de brincadeiras típicas, como o bingo, pescaria, pau-de-sebo, correio elegante e muitas outras. São maneiras divertidas de gastar energia e as calorias extras adquiridas nesta época!


Boa diversão e comam com moderação!

Expansão do It's Cool para o Rio de Janeiro em parceria com o Colégio Bom Jesus

Com atuação já no Paraná, a marca It's Cool chegou ao Rio de Janeiro para atender o Colégio Bom Jesus São José, na histórica cidade de Petrópolis. Jorge Henrique B. Martins, gerente regional do Bom Jesus São José, conta que as negociações para terceirizar a alimentação dos alunos começaram também em virtude da experiência do Grupo Educacional Bom Jesus com a It's Cool em outras unidades, como é o caso da unidade administrativa Remanso, em Campo Largo (PR), que a empresa atende desde 2010, e o Bom Jesus Lourdes, em Curitiba (PR), que a empresa atende desde 2012. “A chegada da It's Cool no Rio de Janeiro foi muito tranquila. Somos os primeiros clientes no estado e eles montaram uma estrutura inteira exclusivamente para nos atender. E tudo isso aconteceu de forma muito tranquila num prazo de apenas 30 dias. Foi um importante passo que demos também para padronizar nossos serviços de alimentação”, explica o gerente do Bom Jesus, que ainda destacou o custo/benefício do serviço. 

A implantação na unidade aconteceu de forma gradativa, já que o atendimento iniciou nas férias escolares apenas para funcionários do setor administrativo. A partir de 15 de fevereiro, quando as aulas começaram, o fluxo do restaurante e da cantina, que também é administrada pela It's Cool, foi normalizado para atender os alunos de período integral, colaboradores e professores. 

“Os alunos que não ficam conosco o dia inteiro também podem fazer suas refeições no restaurante ao adquirir o ticket. Já na cantina, que segue leis estaduais, oferecemos alimentos mais saudáveis, lanches assados no lugar das frituras e sucos em vez de refrigerantes. É um opcional para as crianças comprarem aquilo que mais gostam para seus lanches intermediários”, diz Jorge. 

CARDÁPIO E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

O cardápio das refeições servidas diariamente é elaborado pela nutricionista da It's Cool responsável pela unidade e aprovado pela equipe do Bom Jesus. Para que os pais acompanhem a rotina de alimentação das crianças, a escola vai disponibilizar em breve, dentro de uma área restrita chamada BJ Connect, o cardápio oferecido. 

“É uma espécie de intranet para otimizar a comunicação entre a escola e os pais. Queremos que eles também acompanhem este serviço, que tem se mostrado muito satisfatório não só pelo sabor dos alimentos, mas também pela apresentação das refeições, variedade do cardápio, criatividade da nutricionista em sempre inovar e a flexibilidade da empresa em sempre adaptar o cardápio, conforme nossas necessidades”, acrescenta Jorge.

COZINHA EXPERIMENTAL

O Bom Jesus São José está em fase final da montagem de uma cozinha experimental, que poderá ser utilizada pelas nutricionistas da It's Cool para atividades de educação nutricional, fortalecendo ainda mais o conceito da alimentação saudável no dia a dia. “Já estamos programando atividades diferenciadas aos alunos neste novo espaço. Queremos que eles entendam a importância dos alimentos na nossa vida, aceitando um cardápio bastante variado na escola e levando estes hábitos também para dentro de casa, pois sabemos que muitos pais enfrentam dificuldades para colocar legumes e saladas em geral no prato de seus filhos”, finaliza o diretor da It's Cool, Carlos Humberto de Souza.

Alimentação nas férias

Com a chegada das férias escolares as crianças passam mais tempo em casa, ou fazendo passeios o que acaba mudando toda a sua rotina! Seja no horário de dormir, de acordar, mas principalmente mudam a rotina alimentar! O termo férias está associado, mesmo que inconscientemente, com o aumento do consumo de alimentos gordurosos e guloseimas. Portanto é importante ter um cuidado especial com a alimentação das crianças nas férias para não alterar o equilíbrio interno do organismo!!


Tem algumas dicas para que as crianças mantenham uma alimentação equilibrada mesmo nas férias!!

1 - NÃO PULE NENHUMA REFEIÇÃO E MANTENHA OS HORÁRIOS! ISSO MANTÉM O RELÓGIO BIOLÓGICO AJUSTADO

No colégio a criança está acostumado a se alimentar sempre nos mesmos horários e fazer os lanches intermediários no meio da manhã e no meio da tarde. Procure manter esta rotina, oferecendo pelo menos 5 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Assim você evita que seu filho belisque guloseimas nos intervalos.

2 - OFEREÇA FRUTAS OU VEGETAIS EM TODAS AS REFEIÇÕES

As frutas e vegetais são fontes de vitaminas e minerais, que são importantes para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, e fibras ajudam o funcionamento do intestino, reduzem a absorção de gorduras e mantém a curva glicêmica estabilizada. Nas refeições principais, como almoço e jantar oferte os vegetais de diferentes maneiras, alternando as formas de preparação, textura e apresentação. No café da manhã e lanches aposte nas frutas!! Vale lembrar que pode ser salada de frutas, a fruta inteira, picadinha, um suco natural, picolé de frutas caseiro, etc. Essas horas vale usar a criatividade para incentivar uma alimentação mais saudável!


3 - GULOSEIMAS E LANCHES NÃO PODE?

Pode sim! O que não pode é consumir esses produtos com frequência e em grande quantidade!
Portanto limite o consumo de guloseimas e lanches para uma vez na semana e também o tamanho da porção, e prefira ainda assim as opções mais saudáveis, como as sobremesas a base de frutas, lanches assados ao invés dos fritos, e evite ao máximo os produtos industrializados!

4 - PLANEJE OS LANCHES FORA DE CASA!

Quando o passeio for fora, planeje com antecedência o lanche do seu filho, seja uma lancheira com opções gostosas e saudáveis, ou então uma relação dos locais próximos onde poderão se alimentar, e cuide com o horário!!

5 - HIDRATAR TAMBÉM É PRECISO.

As crianças, assim como alguns adultos, nem sempre gostam de tomar água, portanto não espere que seu filho peça água! Como brincam e correm o dia todo, precisam repor o liquido perdido para manter o corpo hidratado, deixe disponível durante o dia e ofereça água a seu filho sempre que possível!